O que é o Fotosururu?

O FOTOSURURU – Encontro de Fotografia Criativa em Maceió -, tem como premissa constituir um ambiente para pensar e fomentar a cultura da fotografia em Alagoas, e inserir Maceió no roteiro anual dos eventos promotores de troca de conhecimentos e experiências no cenário da fotografia brasileira. O primeiro encontro aconteceu na capital alagoana no ano de 2019.

Comissão organizadora do Fotosururu´20

JORGE VIEIRA

Fotógrafo. Desenvolve projetos documentais com viés humanista. Também se dedica à fotografia artística. No currículo, oito exposições individuais e dezenove coletivas. Fundador da agência FRAGMA, e idealizador do FOTOSURURU.

TAYNÁ ALMEIDA

Cientista Social pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, tem experiência em Fotografia e Antropologia Visual, atuando principalmente nos temas “Memória Coletiva”, “Folclore Alagoano” e “Estudos Urbanos”. Integrou a equipe do acervo fotográfico do Museu Théo Brandão entre 2017 e 2019, e é pesquisadora do Laboratório de Antropologia Visual em Alagoas / AVAL-UFAL. 

ARTHUR CELSO

Radialista pelo CESMAC e formado em Comunicação Social pela faculdade Maurício de Nassau. Atua com Fotografia desde 2014, com ênfase nas linguagens Documental e Artística, tendo participado de 11 exposições. Nos últimos dois anos vem produzindo, também, vídeos documentais e publicitários.

 voltar para o topo

Histórico do Fotosururu

A primeira edição do FOTOSURURU aconteceu nos dias 19 e 20 de abril de 2019. Suas atividades foram distribuídas em sete lugares diferentes, criando em Maceió um verdadeiro circuito da cultura da fotografia. O Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA, abrigou o Ciclo de Palestras e a exposição da Convocatória Nacional. As oficinas foram realizadas no IPHAN, no Museu Théo Brandão, e na galeria Galpão 422. Foram seis as exposições, montadas, além do MISA, no IPHAN, na Fundação Pierre Chalita, no Museu Théo Brandão, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, e no Maceió Shopping.

A programação seguiu o critério de ter como convidados nomes de referência na cena alagoana, alguns nordestinos, para fortalecer os laços regionais, e outros de projeção nacional, no afã de promover a troca de conhecimentos e experiências. Assim, apresentaram trabalhos no FOTOSURURU Celso Brandão, Fernanda Rechenberg, Francisco Oiticica e Siloé Amorim, de Alagoas, Karla Melanias e Renata Voss, alagoanas radicadas na Bahia, Eder Chiodetto, de São Paulo, Jacqueline Hoofendy, do Rio de Janeiro, o sergipano Marcelinho Hora, e Priscila Buhr, de Pernambuco.

No programa de exposições, estiveram em cartaz a da Convocatória Nacional, com os três primeiros colocados nas duas categorias – Ensaio e Foto Única -, a FOTOgrafandoPOESIA, resultante de oficina de mesmo nome ocorrida em Maceió de junho a novembro de 2019, a Tecendo Sentidos, que reuniu fotografias de alunos da área de antropologia visual, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, a Mosaico, com trabalhos de membros do coletivo Fragma, a Autorretrato – atalhos para a minha poética, coletiva interestadual de participantes do curso da fotógrafa Jacqueline Hoofendy, e a Missão Rio São Francisco, resultante da primeira etapa de projeto homônimo, e que reúne fotografias de Celso Brandão, Nair Benedicto, Fausto Chermont, Fabiana Figueiredo e Pierre Devin.

A coordenação do FOTOSURURU’19 coube à fotógrafa Gabi Coelho e a Jorge Vieira, fotógrafo e idealizador do evento.

Galerias de imagens do Fotosururu´19

 Ciclo de Palestras

 Exposições

 Oficinas

 voltar para o topo

Venha ao maior encontro da fotografia em Alagoas. Será uma grande oportunidade de ver mostras, participar de atividades e trocar experiências com grandes profissionais do Brasil.

© 2018-2020 - Fotosururu ■ Webdesing: Six Propaganda