Concurso de Fotografia
FOTOSURURU

 

1. PROPOSTA

O Fotosururu – Encontro de Fotografia Criativa em Maceió/AL, em sua segunda edição, convida a todas e todos para a submissão de trabalhos fotográficos com a temática “A SUSPENSÃO DO TEMPO”. Gratuitamente, serão aceitos trabalhos de profissionais e não profissionais, na categoria ENSAIO (7 imagens) ou FOTO ÚNICA (1 imagem).
A Suspensão do Tempo

Neste momento tão singular, a humanidade experimenta em diferentes níveis a sensação de suspensão do tempo, uma pausa, um hiato. Tempo de isolamento social e tempo de reflexão sobre essa experiência.
Em âmbito individual e coletivo, estamos em pleno processo de ressignificação do tempo – vivido e/ou imaginado – consubstancializado pela busca de sentido, significado e identidade/identificação.
Este pode ser um tempo para se repensar o próprio conceito de tempo. E a fotografia expandida, em suas múltiplas formas e possibilidades, é aqui evocada como meio e suporte para expressar o sentir e o pensar sobre a suspensão do que compreendemos e interpretamos como tempo. Estamos suspensos no tempo ou é o tempo que está suspenso em nós?


2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição em qualquer categoria é gratuita

2.2 Só será permitida uma inscrição por participante em cada categoria.

2.3. Serão aceitas inscrições a partir de 05 de novembro de 2020. O encerramento das inscrições se dará às 23h59 (do horário oficial do Brasil, Brasília GMT -3), do dia 05 de dezembro de 2020.

2.4 Inscrições no endereço de e-mail: fotosururu2020@fotosururu.com.br
A – Inscrições na Categoria “ENSAIO”: Enviar de 07 fotografias em formato JPG, resolução de 300 dpi, com 1920 pixels no lado de maior dimensão.

B – Inscrições na Categoria “FOTO ÚNICA”: Enviar 01 fotografia em formato JPG, resolução de 300 dpi, com 1920 pixels no lado de maior dimensão.

 

3. DA PREMIAÇÃO

A Convocatória selecionará 05 trabalhos em cada categoria (Ensaio e Foto Única) para uma exposição virtual coletiva. Premiará o 1º colocado na categoria Ensaio com a impressão do trabalho completo, e os 3 primeiros colocados na categoria Foto Única com a impressão da fotografia selecionada.

A – CATEGORIA ENSAIO
3.1. Os 05 trabalhos selecionados na categoria ENSAIO, farão parte de uma ex­posição virtual coletiva com abertura no dia 10/12, via canal de Youtube do FotoSururu: https://www.youtube.com/channel/UCtzIJ0WmECswvYQUG1HBMSg

3.2 O 1° colocado na categoria ENSAIO participará da exposição virtual coletiva com abertura no dia 10/12, através de live do FotoSururu via Youtube, para comentar sua produção.

3.3 O 1º colocado na categoria ENSAIO receberá seu trabalho completo impresso em papel fine art (Canson PhotoSatin Premium RC 270g).

B – CATEGORIA FOTO ÚNICA

3.4. Os 05 trabalhos selecionados na categoria FOTO ÚNICA, farão parte de uma ex­posição virtual coletiva com abertura no dia 10/12, via canal de Youtube do FotoSururu: https://www.youtube.com/channel/UCtzIJ0WmECswvYQUG1HBMSg

3.5 O 1° colocado na categoria FOTO ÚNICA participará da exposição virtual coletiva com abertura no dia 10/12, através de live do FotoSururu via Youtube, para comentar sua produção.

3.6. Os 03 primeiros colocados na categoria FOTO ÚNICA, além de comporem a exposição virtual, receberão seus trabalhos impressos em papel fine art (Canson PhotoSatin Premium RC 270g).


4. CURADORIA

4.1 A curadoria da convocatória ficará sob responsabilidade de Flávia Correia, Karla Melanias e Siloé Amorim


5. OBSERVAÇÕES

5.1 Pela adesão ao presente projeto, os participantes inscritos autorizam a utilização das obras inscritas nas mídias associadas ao evento FOTOSURURU’20.
5.2 É possível que as datas sejam alteradas, com aviso prévio.

Siga as orientações dos órgãos oficiais de Saúde.

Flávia Correia

Fotógrafa, realizadora audiovisual e designer graduada pelo Hunter Institute of Technology, Austrália. Coordenou a produção de material gráfico e mini docs para 64 comunidades produtoras de artesanato de tradição cultural, do Museu do Folclore/RJ. Fez direção de fotografia, still e making of para curta-metragens e estreou na direção através dos curtas ‘Estação Aquarius’, ‘O Cortejo’ e ‘Ainda Te Amo Demais’, sua primeira direção solo. Integrou a equipe de documentação do mapeamento do patrimônio imaterial de Alagoas e do registro fotográfico e audiovisual da implantação dos programas de compensação para comunidades indígenas e quilombolas afetadas pela duplicação da BR-101 em Alagoas, Sergipe e Bahia. Nos últimos anos, participou de seleções em festivais e exposições fotográficas coletivas.

Karla Melanias

Artista visual alagoana, doutoranda em Artes Visuais pela UFBA. Tem se dedicado à criação e pesquisa imagética em fotografia expandida, especialmente nos últimos anos em escanografia artística, tendo sido recentemente premiada pelo edital Arte como respiro, do Itaú Cultural, com o ensaio Ode à floresta. Em seu currículo há exposições individuais e coletivas, prêmios, curadorias, comissões e seleções.

Siloé Amorim

Antropólogo, atuante como professor no Instituto Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Fotógrafo desde 1994, realizou várias exposições fotográficas e vários filmes etnográficos a partir de pesquisas/registros nas áreas indígenas e quilombolas de Alagoas e também de aspectos sócio religiosos (populares), paisagens e retratos.

© 2018-2020 - Fotosururu ■ Webdesing: Six Propaganda